quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Artigo de minha autoria para Educere et Educare – Revista de Educação (2009):

 




Um mergulho em um tema complexo e fundamental para a filosofia e a sociedade: "Algumas Considerações Sobre a Educação Concebida por Karl Marx".

Apesar de o tema da educação não ter sido o foco central da obra de Marx, ele está inevitavelmente entrelaçado com sua análise das relações socioeconômicas e políticas.

O que você encontrará neste artigo?

Neste estudo, o propósito é pontuar algumas questões que convidam a uma releitura do pensamento de Marx no contexto educacional contemporâneo. Logo:

  • A Educação sob a Lente da Alienação: Como Marx via a educação como parte da superestrutura de controle das classes dominantes;

  • A Crítica à Escola Burguesa: A oposição de Marx à educação oferecida pelo Estado Nação capitalista e seu desacordo com um currículo baseado em distinções de classe;

  • O Ideal da Formação Omnilateral: A proposta marxista de uma educação socializada, igualitária , que deve ser intelectual, física e técnica. O objetivo é recuperar o pleno desenvolvimento humano, combatendo a alienação e a desumanização;

  • A Educação e o Trabalho Produtivo: Marx defendia a integração do trabalho produtivo ao currículo escolar , o que ele via como o "germe da educação do futuro".
Educar é pensar para além da sociedade do capital e superar o estado de alienação global, o que exige uma revolução cultural radical.

Este artigo é um convite à reflexão sobre o potencial revolucionário da educação e como o pensamento marxista propõe uma formação humana completa (omnilateral).

Clique para ler o artigo: Artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poesia de minha autoria para a Revista Prisma LGBT+ (2025):

Por entre frestas...   Sou mulher, cis E ela pede bis; Teu corpo moreno Doce veneno.   Faz-me tua Nua e crua; Na rua escura, Olhares entre f...